OutRun
Por Andre-Spike
"Belas garotas, motor quente, tanque cheio e a estrada aberta..."

Falar de OutRun eh falar de um dos maiores classicos dos jogos de corrida de todos os tempos. No remoto ano de 1986, muito longe do atual Gran Turismo ou ate mesmo do aclamado Top Gear de SNES, OutRun inovou em muitos aspectos e se tornou uma febre nos arcades do mundo. Tendo inclusive sua "formula" meio que copiada no "Cruis'n USA" da Nintendo quase uma decada depois.

Um novo estilo de simulacao de corridas
Nada de pilotos de formula um com capacetes ou carros de corrida.
Em OutRun voce se encontra na pele de um dono de uma Ferrari Testarossa conversivel que simplesmente viaja pelo litoral com sua namorada no carona. Apesar de ser tambem uma competicao, com ponto de largada e chegada, incluindo a entrega de trofeu no fim, voce nao corre contra outros carros, a viagem eh livre (sem contar o transito) da largada ao final, como numa viagem de ferias com direito a escolher a rota que voce vai sequir e ate mesmo o som que voce vai ouvir no radio. Isso juntamente com a inovacao grafica pra epoca com certeza fizeram OutRun ser o sucesso que foi.

A nova sensacao de velocidade
Muitos anos antes dos jogos poligonais 3D serem possiveis, OutRun conseguiu inovar e deixar "pra tras" aquela sensacao que os jogos de corrida na epoca davam, de estar olhando o seu carro "por cima". Em OutRun voce tinha a uma incrivel sensacao de profundidade criada gracas a tecnica utilizada pela Sega-AM2 na epoca chamada tecnologia "Super-Scaler". Essa mesma tecnica fui utilizada em outros classicos da sega como "After Burner" e "Space Harrier".

Sintonizando a estacao
OutRun teve umas das trilhas musicais mais famosas na epoca, tendo basicamente musicas no estilo "verao na praia". As musicas possuem melodias marcantes quem empolgam bastante durante o jogo e ficam na sua cabeca por bastante tempo. A trilha rendeu a SEGA varios gravacoes diferentes e versoes.
Na versao original de arcade vc pode escolher entre 3 musicas no comeco do jogo. Nas versoes Mega e Master novas musicas foram adicionadas. Para saudosistas como eu eh um prato cheio baixar a trilha na internet.
Musicas da versao original:
* Splash Wave
* Magical Sound Shower
* Passing Breeze
* Last Wave (Tela de recordes)
Adicao versao Master 3D:
* Midnight Highway
* Shining Wind
Adicao versao Mega:
* Step On Beat
Download de MIDI e MP3 das trilhas: http://www.outrun.or.../downloads.html
Confira no final do review os videos com versoes das musicas.

Experiencia propria na Ferrari Vermelha
Minha primeira e unica experiencia com OutRun no arcades foi em um verao o qual eu nao me lembro exatamente o ano, talvez 88, em q eu teria 5. Eu e meus pais viajamos para uma cidade no litoral, se nao me engano Cabo Frio (RJ), e la na beira da praia havia um enorme fliperama com muitas maquinas diferentes, algo q pra mim na epoca era um coisa completamente nova obviamente que nem de master system eu tinha ouvido falar ainda. E eu lembro muito bem que a fila pra jogar "o jogo do carrinho vermelho conversivel" era quilometrica haha. E esperei na fila e consegui "jogar" uma partida de alguns segundos
Flyers da versao arcade:

Esse flyer retrata bem a essencia do game, que nada mais eh do que a frase na parte de cima do Flyer

Os varios tipos de gabinetes lancados, eu se nao me engano, joguei no "Standard" na epoca.
Conversoes, continuacoes e o Outrun atual
A continuacao no arcade foi o jogo "Turbo OutRun" de 89 que apesar das melhorias graficas nao conseguiu manter o charme do original se tornando apenas um jogo a mais. Em 1992 viria "Outrunners" uma outra continuacao com opcao para 2 jogadores e muitos carros a escolha. Ambos os jogos sao considerados pelo criador do original Yu Suzuki como "continuacoes nao-oficiais".
A primeira continuacao "oficial" entao viria em 2003 no recente "OutRun 2" para X-Box, o jogo logicamente vem com a cara 3D dos jogos atuais, eu particularmente nao tive a oportunidade de jogar mas vi alguns videos na internet. Apesar de ter as musicas classicas, a Ferrari Testarossa e a mesma essencia acho q o jogo nao me empolgou mto.
Depois de "OutRun 2" veio entao o atual "OutRun 2006: Coast 2 Coast para PS2, PSP, X-Box e PC, que tambem nao tive a oportunidade de jogar.

OutRun 2006, Ps2

Comparativo versoes Master e Mega, ambas fieis ao arcade dentro das possibilidades dos consoles
A pequena "inspiracao" da Nintendo:
Em Cruis'n USA voce viaja livremente pelos EUA numa err.. Ferrari Testarossa. Reparem que o carro eh que mais aparece no jogo, capas, flyers e posters.

Videos que valem a pena assistir no Youtube:
(esses videos sao partce integrande desse review portanto nao deixem de assistir http://forum.fighter...tyle_emoticons/default/doido.gif )
Video gravado na apresentacao do "Video Game Live" em Sao Paulo. Execucao da classica "Magical Sound Shower" de OutRun com orquestra:
Link 1 Sao Paulo:
Link 2 RJ Medley completo, a musica de OutRun toca em 7:48:
Video da banda SST tocando uma bela versao de "Magical Sound Shower" ao vivo (awesome!):
Video de um cara terminando o jogo (versao arcade). Reparem que a quebra de frames do video nao reproduz fielmente a tela do jogo.
Carinha acompanhando a "Splash Wave" na guitarra (=~~):
(Depois desses videos putz indiscutivel q trilha foda =~~)

Ferrari Testarossa
OutRun
Sega
1986
Arcade
Grafico 4/5
Som 5/5
Jogabilidade 3/5
Dificuldade 3/5
Diversao 5/5
Uma pequena observacao: Eu esses dias estava assistindo um videocombo que baixei na combovideos do jogo "X-men COTA" e no finalzinho do video toca uma versao animal de "Magical Sound Shower" que estou louco procurando e nao acho, pra quem quiser dar uma conferida do video eh esse:
http://combovideos.com/page.php?id=301
E a musica toca em 6:15 http://forum.fighter...tyle_emoticons/default/dedolevantado.gif
Editado por Andre-Spike, 18 December 2006 - 07:36 PM.

Entrar
Cadastre-se

Voltar para o topo