Jump to content

Ajuda Fast

1 reply to this topic

Saisyu Kusanagi

Mestre

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3,627 posts
  • GGPO:Saisyu Kusanagi
Tenho que entregar um trabalho de sociologia (inutil) hoje sobre "definição de classe social segundo Marx" e um tal de Weber que eu não faço a menor ideia de quems eja. Eu tentei jogar na wikipedia e imprimir o que apareceu só que o professor ta e viadagem e nãoa ceita trabalho impresso. Alguem pode me indicar algum site que tenha coisas desse tipo? (Cara existe materias mais inuteis que sociologia filosofia e artes no segundo grau? puta que pariu)
Posted Image

Posted Image

Evilrick

Mestre

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1,276 posts
  • Supercade:evilrick
  • GGPO:evilrick
Faz alguns anos que eu não vejo sociologia, mas vou mandar o que eu me lembro (usa só pra facilitar o estudo. Posso estar escrevendo um monte de bullshit aqui).

Sobre Max Weber procura algo a respeito do livro chamado "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", no qual, entre outras, ele sugere que o capitalismo surge com mais força devido ao fato de os protestantes não verem o lucro como "usura" (que é um pecado, segundo o catolicismo).

Classes sociais segundo Marx:

Proletariado (quem se fode de trabalhar) e burgueses (os donos dos meios de produção. São quem, segundo ele, exploram o proletariado).

Marx chama a peãozada operários de proletariados porque considera que eles eles só são donos de sua "prole" e não dos meios de produção que utilizam (por exemplo, o operário, não é dono da máquina que ele usa para produzir algo).

O proletariado só dispõe de sua prole e de sua força de trabalho.

Recomendo que vc dê uma olhada no conceito de mais-valia, que segundo ele, é a base para o lucro no capitalismo.

Vou tentar explicar mais ou menos o que seria a mais-valia: imagine que vc é um carpinteiro e que demora 4 horas para fazer 4 mesas e recebe R$ 40,00. Esse é o seu trabalho.
Imagina que seu patrão agora quer que vc trabalhe 5 horas pagando os mesmos R$ 40,00. Essa mesa a mais que ele consegue por conta dessa sua hora adicional de trabalho seria a mais-valia. É força de trabalho que ele conseguiu sem aumentar os custos.

1 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users