Ir para conteúdo

Review: Aula de SSF4 com Justin Wong

• Responder
Não há respostas para este tópico

Sir VH

I've destroyed whole worlds, so what chance have you got?

• Administradores
  • 15241 posts
  • PSN:vhnemesis
  • PC Live:Mister VH
  • Supercade:SirVH
  • GGPO:MisterVH
O usuário Bushinryuken resolveu experimentar as aulas que alguns top players de SSF4 estavam vendendo por ai. E então escreveu um review:

Você já imaginou como seria ter aulas de um verdadeiro profissional em Super Street Fighter IV? Vocês ouviram falar de caras como Justin Wong, Marn e Mike Ross cobrando por aulas, mas não sabia se valia seu tempo ou dinheiro. Eu posso falar a respeito do Justin Wong, e posso lhes contar como são as aulas dele.

A algum tempo atrás teve um post anunciando as aulas que eles estavam oferecendo. Eles pareciam ser legais, mas eu fiquei pensando comigo mesmo "O que eu posso esperar? Tudo o que eu vejo são as pessoas discutindo nos comentários." Então eu decidi mandar uma mensagem ao Justin via Facebook para sanar minhas dúvidas e ter uma resposta clara.

Sua resposta: "Bem, eu vou te mostrar os combos certos e também maneiras de ser ofensivo já que você está jogando como o Guy. Tenho certeza que a maioria dos seus problemas se resumem a personagens que te mantem a distancia, ou com personagens com normals ou golpes bons. Eu também vou te ensinar que tipo de risco você deve bancar, também coisas que você não deve fazer em termos de posicionamento e como as coisas não são seguras. Mas geralmente por uma hora de jogo você espera saber quais combos são os melhores pra se fazer, algumas taticas melhores de zoneamento e um melhor conhecimento dos match ups." Esse era o exato tipo de feedback que eu estava procurando e então eu decidi ter as aulas, duas horas.

Eu serei um jogador de Guy até o dia da minha morte, convertido de Ryu que era meu personagem principal em SF4. O objetivo dessas duas aulas era especificamente melhorar meu jogo com o Guy, não apenas uma melhora geral na estratégia.

Para ambas as aulas, ele começou jogando alguns rounds comigo para testar em que ponto eu estava, para ver os tipos de erros que eu estava fazendo. Durante a primeira aula era obvio que eu não tinha chance alguma contra ele. Slides sem segurança, era muito previsível quando eu levantava, etc. O que o Justin ensina são grandes maneiras de fazer combos, e de movimentação que não estão presentes nos trials do jogo. Por exemplo, o trial não vai te ensinar os mix ups que você pode fazer de um soco medio ou forte indo para um Bushin flip, etc. Eu vi algumas dessas coisas em vídeos dele contra o Daigo, ou li em alguns forums, mas não é a mesma coisa do que você ter alguém pessoalmente te dizendo como fazer e especialmente PORQUE você deve fazer.

Existe uma diferença enorme entre ler uma estratégia em um forum e ter alguém que entende profundamente disso e te ajudando a aprender como e porque você deve usar em tempo real. Eu posso dizer com segurança que nessas duas horas, ele me ensinou como começar a usar block strings da maneira correta, o que é algo que a maioria dos jogadores são ruims em fazer, como zonear melhor e também muitos mix-ups otimos com o Guy (resets no canto, mix-ups depois do elbow drop). Eu não me sinto mais como se tivesse um repertório pequeno de ataques que o oponente pode perceber em um round, como eu era antes das aulas.

O ponto mais forte que eu gostaria de focar nessas lições, era a experiencia de match ups que você pode aprender de alguém como Justin Wong. Ele não joga com o Guy em campeonatos, ainda sim ele me perguntou quais eram os personagens que eu tinha mais dificuldade, jogou com esses personagens e me ensinou a como tirar todos os golpes que me davam mais problemas. O melhor exemplo que eu dei foi uma experiencia sólida contra Balrog. Eu tenho um velho amigo de trabalho que joga com ele o tempo todo, ele é um jogador de Balrog. Tenho jogado com ele por alguns meses, desde o Vanilla. Quando eu e esse meu amigo jogamos, nós sentamos por volta de 2 a 3 horas algumas vezes por semana. Através da minha própria experiencia jogando contra ele e tentando lugar contra velhos hábitos, minha proporção de vitórias contra ele era horrível, a cada 4 derrotas, 1 vitória. Por conta disso, eu perguntei ao Justin se ele poderia me ensinar o que eu posso fazer contra o Balrog. No final das aulas, eu estava punindo dashes com soco médio em pé, dashes com overhead com defesa e depois soco fraco, todos os tipos de coisas que eu não sabia que poderia fazer. Antes, tudo que eu sabia era soco médio embaixo porque acertava duas vezes pra cortar um EX dashes. No final da minha segunda aula, eu estava dando ao Justin Wong algumas lutas decentes aonde eu não estava sendo dizimado toda hora (ao menos não o tempo todo!!).

Essas aulas realmente valem o tempo e o dinheiro gasto se você pode pagar por uma ou duas aulas. Agora eu sei que jogo bem melhor contra meus amigos que jogam meus piores match ups e eles não se sentem mais mal com isso. Para alguns, 35 dólares/hora pode ser meio caro, mas eu dou a segurança aqui para a comunidade. Durante uma aula com o Justin Wong, ele realmente tem o seu aprendizado em mente e não é apenas para tomar seu dinheiro.

Quando perguntado quando deveríamos fazer nossas aulas, eu perguntei se poderia ser entre 13:30 - 15:30. Porém ele disse que preferia separar em duas aulas para que eu pudesse ter alguns dias para praticar o que eu aprendi entre as aulas, para que eu pudesse maximizar o que ele estava me ensinando e poder aplicar na próxima aula. Com certeza, ter 3 dias para praticar antes da minha próxima aula, eu estava usando tudo o que o Justin me ensinou contra ele, o que deixou as coisas mais fáceis pra ele não ter que focar ans coisas que ele já tinha me ensinado, ao invés disso em me ensinar novas estratégias. Muitas pessoas vão dizer pra apensar ler um guia e pronto. Realmente os guias são ótimos, mas com certeza eu aprendi muito mais em duas horas do que eu teria aprendido em semanas/meses em qualquer forum. Além disso, quando eu vou para o Arcade Infinity, só a fila já faz deixa as coisas mais difíceis para você conseguir jogar contra os pros, quanto mais jogar mais de uma vez para aprender mais. Conseguir um a pro para te ensinar por uma hora, para realmente elevar seu jogo a um nível mais alto, é algo que definitivamente vale a pena ser considerado.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos