Ir para conteúdo

Projeto visa reduzir imposto de games de 80% para 15%

22 respostas neste tópico

jhumhoomBR

It´s time to DUEL!!!!!

• Moderadores
  • 9086 posts
  • PSN:jhumhoomBR
Há um tempo atrás, eu tinha feito um topico no intuito de fazer um baixo-assinado para que os impostos s/ os jogos de video-game pudessem ter uma redução.
Quem nao ajudou, ainda dá tempo: http://www.impostoju...eogames.com.br/

No entanto, o projeto parece está dando certo.

Dica do JHUN: Se vc quer comprar um PS3/X360 ou tem PC e quer JOGOS BARATOS, então faça um favor, participa. Não deixe de ser um mané elevado ao quadrado e ficar de braços cruzados. http://forum.fighter...tyle_emoticons/default/dry.gif

Projeto visa reduzir imposto de games de 80% para 15%

Foi lançado nesta quarta-feira (14), o projeto Jogo Justo, uma iniciativa que tem como objetivo reduzir os impostos que recaem sobre produtos de videogame. Os organizadores pretendem, por exemplo, diminuir de 80% para 15% o total de taxas que incidem sobre esses produtos.

O grupo, por meio do deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), pretende se reunir com o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, para "sensibilizar" o Executivo a mudar a classificação dos jogos eletrônicos, que, ainda segundo o político, hoje está na mesma categoria das máquinas de caça-níqueis, e assim baixar os tributos como o Imposto de Importação (II) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Foi o que aconteceu em 2009 com a redução do IPI dos carros e dos produtos da chamada linha branca, que, nestes casos, foi feito para aquecer o mercado diante da crise financeira que aconteceu entre o fim de 2008 e boa parte do ano seguinte.

Atualmente, explica Claudio Costa de Macedo, sócio da distribuidora NC Games, são quatro os impostos que incidem sobre o software importado. O intuito é diminuir o II de 16% a 5%, o IPI de 15% para 0% (por dois ou três anos, no intuito de desenvolver o mercado nacional), o PIS/COFINS (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) de 9,25% para 6,65%, e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 18% para 7%.

"Acho que com isso um jogo que hoje está custando, num grande magazine, R$ 249 a R$ 229 poderia cair para R$ 129", acredita Macedo. Ainda, com a queda de impostos, abriria possibilidade de mais descontos pelas editoras de games. "Conseguiríamos ter, por exemplo, um grande lançamento por R$ 99", dando exemplo de um game importado para PlayStation 3 e Xbox 360.

Com isso, Macedo crê que as vendas podem aumentar de cinco a dez vezes em termos de volume. Marcos Khalil, proprietário da cadeia de varejo UZ Games, acrescenta que, no México, houve um incremento de oito vezes nas vendas depois da redução de impostos. "Hoje, um lançamento [de um jogo considerado bom] no Brasil vende, no mercado oficial, de oito a dez mil unidades", diz Macedo. "Um game como 'God of War III', temos informações que a Sony vendeu 30 mil unidades".

Para exemplificar a importância dos preços, Macedo afirma que "Pro Evolution Soccer 2010", mais recente edição do game de futebol da Konami, vendeu 600 mil unidades na América Latina, por conta de uma promoção bancada pela produtora: o game chegou ao país em maio por R$ 99 nas versões para Xbox 360, PlayStation 3 e Wii (e por R$ 59 na edição para PlayStation 2, um dos consoles mais populares no país). Com isso, o Brasil representou 42% das vendas da América Latina, ou seja, 252 mil cópias.

Com a queda de preços, o intuito é combater o chamado mercado cinza, de produtos legítimos que entram no país por contrabando. Para Khalil, nem o governo nem o mercado oficial ganham com a situação. Novamente, o exemplo é o México, que também sofria com o mercado cinza e a pirataria, e a queda de impostos lá fez com que crescesse o mercado legal, a ponto de representar 2% das vendas mundiais, enquanto o Brasil, que tem o dobro da população e PIB, não alcança 0,5%.

Para ajudar na divulgação do projeto, os games vendidos pela UZ Games trarão o logotipo da causa.

Imposto justo para videogames

Vale lembrar que também existe outra campanha para reduzir impostos que incidem sobre os games. De iniciativa da editora Tambor, que edita publicações como EGW e Nintendo World. O Imposto Justo para Video Games visa colher assinaturas para aprovar o projeto de lei 300/07, que estende para os games os benefícios das Lei de Informática. Nesse caso, o benefício vale apenas para os discos e cartuchos produzidos no Brasil, que é uma pequena parte dos títulos para consoles e portáteis.

De acordo com André Martins, diretor geral da Tambor, a campanha conta atualmente com 53 mil assinaturas, que é considerado abaixo do esperado. Mas a mobilização da comunidade, que passa dos 4,5 mil, superou as expectativas - em tamanho e barulho. Martins diz que graças à mobilização dos membros, o deputado Antônio Palocci (PT-SP), relator do projeto de lei, procurou a editora para uma reunião. Apesar de ter sugerido dar parecer favorável ao projeto, os contatos cessaram faz dois meses. Vale lembrar que o parlamentar está dedicado à coordenação da campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

A editora também diz ter outras estratégias para baixar o preço dos videogames no Brasil.

Fonte: http://jogos.uol.com...lt530u7924.jhtm

Editado por jhumhoomBR, 12 August 2010 - 08:04 AM.

Imagem Postada

Imagem Postada

Sir VH

I've destroyed whole worlds, so what chance have you got?

• Administradores
  • 15242 posts
  • PSN:vhnemesis
  • PC Live:Mister VH
  • Supercade:SirVH
  • GGPO:MisterVH
Já assinei e geral deveria fazer o mesmo

ArT®

Mestre

• Colaboradores
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2485 posts
  • PC Live:dragonballson
Também já assinei, por apoiar a compra de jogos originais. O povo ter mais acesso sem precisar piratear.

Persocom

"Serpent wave"?!

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4310 posts
Já assinei também.

Curta o verão, manolo!

Imagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

Buss

Chimichangas!!

• Administradores
  • 7896 posts
  • PSN:RudahBoss
  • Supercade:rudahsilva
  • GGPO:Rudah
Assinei.

"Acho que com isso um jogo que hoje está custando, num grande magazine, R$ 249 a R$ 229 poderia cair para R$ 129"
Mas isso ainda é caro pra caralho.
Imagem Postada
Now Playing: UMvC3 (Back to Vanilla Team: Deadpool/Sentinel/Dormammu), Resident Evil 1

Links:
RAPADURA GAMINGGamerNerdOtakuGuia básico TLB 2Jogo JustoTwitterLast.FM

jhumhoomBR

It´s time to DUEL!!!!!

• Moderadores
  • 9086 posts
Eu acredito que o lado positivo vai ser isso aki. ^_^

"Conseguiríamos ter, por exemplo, um grande lançamento por R$ 99", dando exemplo de um game importado para PlayStation 3 e Xbox 360.

Mesmo q abaixe o valor entre 100,00 a 150,00 ainda assim compensa. O preço de 1 jogo (de antes) eu posso comprar 2 (após diminuir os impostos).

Imagem Postada

Imagem Postada

OVERPOWER

Loaded...

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1519 posts
  • PC Live:Br OVERPOWER
  • Supercade:OVERPOWER
Já havia assinado faz tempo.
Tenho visto ultimamente uma campanha contra a pirataria na TV, esse tipo de projeto/lei é um ponto positivo nessa questão.

Bamboocha

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1910 posts
  • PSN:TreeckoBR
  • XBOX Live:-
  • PC Live:-
  • Supercade:Lowen
  • GGPO:Lowenzel
Haha, atualmente sou usuário assíduo do mercado cinza. A título de comparação: no início do mês comprei Super Mario Galaxy 2 para o Wii. Me saiu R$ 150. No Catuaí Shopping, o mesmo jogo sairia por R$ 250,00, enquanto a maior parte das lojas online oferece o jogo por algo entre R$ 190 e R$ 230.
2012, ano de mudanças.

Berinja

Doutor, eu não me engano, meu coração é CORINTHIANO!

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3218 posts
  • Supercade:berinja-san
  • GGPO:berinja-san
Ja assinei logo que saiu esse projeto.

Mas isso ainda é caro pra caralho.

Mas a diferença é brutal. E outra é raro (pelo menos aqui em SP) vc achar um jogo a mais de R$180, exceto grande lançamentos, como foi FF XIII ou GoW3 que eu vi no maximo a R$199 quando saiu. E creio que se der certo, a tendencia é sempre melhorar e os preços cairem mais.

Follow me on Twitter

Imagem Postada

É PENTA!!!!!

Fabão

Quase lá

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 408 posts
tb já assassinei.... XD
cara, legal ver isso, aquela história de "jeitinho brasileiro" está saindo de moda, hj vejo muita gente falando em fazer a coisa certa, evitar produto pirata, claro q nem sempre é possivel, mas só de ver o empenho, já mostra q a pirataria não uma questão apenas cultural, e a forma correta de combater ela é através de incentivos... espero q o projeto dê certo... imagina, os jogos de pc vão ficar mais baratos.... XD

Imagem Postada

OVERPOWER

Loaded...

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1519 posts
  • PC Live:Br OVERPOWER
  • Supercade:OVERPOWER

Visualizar PostFabão, em 16 July 2010 - 12:16 PM, disse:

imagina, os jogos de pc vão ficar mais baratos.... XD
^_^
Isso!
Que venha SSF4 e KOFXIII pra PC! [/sonhador]

Vinix®

"Você é a doença, e eu sou a cura"

• Administradores
  • 11254 posts
Assinei mas não acredito que dará certo.

Na minha opinião a única forma de diminuir impostos sobre jogos é através da Reforma Tributária.

twitter@Vinix91
Imagem Postada

Imagem Postada

RALPH_RSG

O Lanterna Verde...

• Moderadores
  • 5795 posts
Ou seja Utopia Tributaria...
Mistureba<br />
Um Blog Vareado...

jhumhoomBR

It´s time to DUEL!!!!!

• Moderadores
  • 9086 posts
^^^ Nem tanto....

Redução de impostos sobre jogos

Redução de impostos sobre jogos: agora a conversa é em Brasília!

Imagem Postada

Esse papo de imposto justo para os videogames é antigo, e pode parecer que muito se fala e pouco se faz. Se você leu o título deste post e já desanimou de ler o mesmo blábláblá de sempre, suplico a você que volte e me dê uma chance. Sim, meu amigo, volte aqui porque hoje a gente REALMENTE tem algo para contar. E pode ser algo muito, muito bom.

Todo mundo já está careca de saber (ou ao menos deveria estar) que os impostos que incidem sobre consoles de videogames e seus respectivos jogos aqui no Brasil são ridiculamente altos. E sim, é por isso que até hoje não temos Wii, PS3 e XBOX360 fabricados no Brasil: com tantos impostos, fica difícil de competir. Muito se fala sobre a pirataria, e é óbvio que ela deve ser atacada, mas o que você vai oferecer como alternativa às pessoas? Gastar 200 reais em um jogo original de Playstation 3 fabricado por aqui? É, meu amigo, pelo menos metade desses 200 reais que querem que você pague é imposto, acredite se quiser.

Mas e aí, qual é a novidade, Gagá? A novidade é que há dois anos, um homem decidiu peitar essa briga, e começou a correr atrás de políticos em Brasília que estivessem dispostos a levantar essa bandeira com ele. E acreditem: depois de levar muita portada na cara e de se deparar com inúmeras situações que atestam a mais absoluta falta de escrúpulos de nossos governantes, o homem finalmente encontrou apoio para levar essa briga adiante.

Imagem Postada

O nome desse homem é Moacyr Alves, mas talvez vocês o conheçam como PC Engine Fan, nome do site deste colecionador de videogames residente em São Paulo. Há tempos o Moacyr é uma espécie de celebridade na web. Inteligente, bem-humorado e querido por onde quer que passe, hoje ele está aqui no Gameblob para contar para a gente a vitória que conquistou em nome de todos nós. Como vocês poderão ver, a batalha está apenas começando, mas graças a ele, pela primeira vez saímos do idealismo gamer e levamos nossos soldados para o front. Agora, é acompanhar o desenrolar dessa história pelo site www.jogojusto.com.br (que está abrindo agora, mas fique de olho) e torcer pelo Moacyr!

COLABORE RESPONDENDO À BREVE PESQUISA ONLINE DO MOACYR

* * *

Gagá Games: Moacyr, antes de mais nada, gostaria que você se apresentasse.

Moacyr Alves: Bom meu nome é Moacyr Alves Junior. Tenho 37 anos, e sou mais conhecido como pc engine fan pela minha pagina de colecionismo, mas hoje sou palestrante e estudioso na área dos games, como forma de cultura, educação e entretenimento. Apesar de gostar muito de games, não são o que eu faço para ganhar a vida; tenho uma rede de estacionamentos e um escritório de contabilidade. Na verdade os games são minha “cachaça”, e quando sobra um tempinho livre faço meus projetos nessa área. Tenho uma pequena equipe que esta fazendo um remake de um jogo antigo, tenho o projeto de redução de impostos nos games e também estou escrevendo um livro sobre minha história com os games no Brasil.

GG: Agora, explique para os visitantes do GagáGame/Gameblog que problema é esse que você decidiu enfrentar, quais são seus objetivos e qual é a importância da sua batalha para os jogadores.

MA: Bom não é muito dificil perceber a dificuldade que nós brasileiros temos em comprar jogos. Muitos nos julgam pelo excessivo uso da pirataria em nosso pais, mas poucos veem realmente o que causa isso tudo — claro, o preço altíssimo dos games originais. Isso faz com que tenhamos que comprar a maioria dos jogos por meios ilegais, seja por meio da péssima pirataria ou pelo contrabando de produtos importados. Isso sempre aconteceu comigo, desde as épocas remotas do MSX.

Eu não tinha condições de comprar os jogos ou consoles, então tinha que recorrer a esse meio para conseguir jogar. Mas sempre achei injusto não poder comprar esses equipamentos e jogos em meu próprio país. Essas lembranças alimentam ainda mais o meu desejo com esse projeto que venho desenvolvendo. O meu objetivo principal é fazer com que os jogos e consoles sejam vendidos a um preço acessivel para todos, reduzindo os impostos sobre eles — que hoje chegam à “bagatela” de mais de 200% em cima do preço final.

A importância disso? Teremos muito mais investimento no país nessa área crescente no mundo todo. Fora que prejudicaríamos a pirataria, que para muitos parece boa, mas na verdade se tornou um câncer que prejudica demais o desenvolvimento no nosso país. Infelizmente a questão da pirataria se tornou até cultural, ou seja, a pessoa acha que está tendo vantagem comprando produto pirata, mas está, de fato, prejudicando o comércio interno e a ele mesmo, como consumidor.

Acho que para os gamers, além do preço estar menor, poderíamos exigir das empresas que estão em nosso país mais serviços e melhor qualidade nos mesmos.

GG: Há tempos essa questão dos impostos sobre jogos de videogame é discutida na internet. Já foram feitos abaixo-assinados, muita gente já expressou sua insatisfação, mas até hoje a coisa parecia ter ficado restrita à esfera da internet. Conte para a gente como você fez para levar a discussão para o “mundo real”.

MA: Na verdade, há 2 anos, quando terminei uma palestra para o Portal XBOX na Microsoft, lancei no ar a ideia de unirmos forças para tirar do virtual a ideia de uma campanha efetiva contra os impostos altos nos videogames. Logo depois eu comecei a formar uma equipe com várias pessoas representantes da área dos games, como lojistas, comunidades, jornalistas e acadêmicos da área, e abri uma lista de discussão para pormos as ideias em prática.

No começo, tirei como base o projeto que já existia nesse sentido, a famosa PL 300/07. Porém, após verificar a lei na íntegra, percebi que ela não atende às nossas necessidades para redução de impostos nos games. Foi então que, com a ajuda do gabinete do Deputado Luiz Carlos Busato, mudamos a ideia inicial de um novo projeto de lei para uma conversa direta em Brasília.

GG: Na semana passada, você anunciou uma grande vitória no podcast do Portal XBOX. Que vitória foi essa?

MA: Bem, finalmente estou montando o projeto para redução nos impostos. Já temos uma pré-data para a reunião em Brasília com o Deputado Luiz Carlos, sua equipe e o diretor da Receita Federal para discutirmos a redução nos preços desses impostos.

GG: E o futuro? Quais serão os seus próximos passos, e o que precisa acontecer agora para que finalmente haja uma redução nos impostos sobre consoles e jogos de videogame no Brasil?

MA: O próximo round começará exatamente quando eu retornar da E3, porque terei que mostrar em números e gráficos para o diretor da receita que é uma grande vantagem reduzir o preço dos games, e que todos nós vamos ganhar com isso. Terei 2 meses para preparar, junto com minha equipe de feras, um projeto que convença o Diretor da Receita para que isso se torne permanente.

GG: Há alguma coisa que a comunidade de jogadores possa fazer para apoiar o movimento?

MA: Sempre há. Temos uma página para que as pessoas possam acompanhar todas as novidades desse projeto: www.jogojusto.com.br. Lembrando que não se trata de um abaixo assinado, é apenas para que as pessoas tenham acesso ao que esta acontecendo com o projeto e possam dar a sua opinião. Tem também as minhas páginas pessoais, que se encontram todas aqui: meadiciona.com/pcenginefan junto com meu twitter e perfis públicos. Todo e qualquer apoio é bem vindo. E espero que, quando esse projeto sair, todos se lembrem de que foram jogadores e apreciadores de videogames que tiveram a coragem e vontade de fazer algo pela sua comunidade.

Abraços a todos.

X-----------------------------X

Entrando nesse site: http://www.jogojusto.com.br/

Verão que a Konami, Ponto Frio, Walmart, entre outros tbm APOIAM a causa...

Fizeram até banner
Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Berinja

Doutor, eu não me engano, meu coração é CORINTHIANO!

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3218 posts
  • Supercade:berinja-san
  • GGPO:berinja-san
Não deu pra entrar na net esse fds, mas o jogojusto conseguiu parcerias com varias empresas, lojas etc. do Brasil e até de Portugal!

A campanha que eles fizeram no twitter dia 23 (6°feira) deu mais certo do que eles planejaram e #jogojusto ficou nos trending topics mundiais boa parte do dia chamando a atenção de muita gente, mesmo com assuntos polemicos como o caso Bruno e sobre o que o Stallone disse.

segue abaixo um texto bem interessante tirado do blog Não Aceito

JOGO JUSTO #jogojusto
Uma das coisas que eu mais odeio nessa vida é o preço a qualquer coisa referente aos videogames, jogos, consoles e outras coisa do gênero. Até o presente momento, os videogames, coisa que alguns IGNORANTES chamam de coisa de criança, perda de tempo, e outras coisas do gênero, ultrapassou a indústria de músicas e até mesmo a de CINEMA!
Eu sempre adorei jogar, tive muitos consoles... Mas uma coisa que esses políticos ignorantes não fazem é dar uma olhada no imposto cobrado em cima dos games... Alguém já parou para analisar quanto se paga por um game ORIGINAL, um console?(de ULTIMA GERAÇÃO PRINCIPALMENTE) Se não fossem aplicados os IMPOSTOS ABUSIVOS sobre estes, seus preços poderiam cair muito, muito mesmo, olhem os impostos cobrados a algo como um console(XBOX 360, PS3, Nintendo Wii e outros) ou um simples jogo (God of War 3, Call of Duty MW2, e todos os outros):
Imagem Postada

Vamos fazer um teste? Eu vou pesquisar quanto seria se eu quisesse comprar um XBOX 360 HOJE, pelos EUA e um aqui nas terras do #Dungaburro no Brasil. SITE PESQUISADO:WALMART
No site, comprando aqui no Brasil, escolhemos o Pacote mais simples (só tem essa opção e outra, com elite, que não tem no site US) - O site anuncia o seguinte

Console Xbox 360 Arcade + Cabo HDMI
+ Fable 2 + Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts
De: R$ 2.399,00Por: R$ 999,00
Huum, que maravilha, de 2.399,00 por incríveis 999,00 preço bom não acha? NÃO! por este preço, poderíamos quase fazer a encomenda de DOIS pacotes do NOVO XBOX 360 com KINECT e KINECT Adventures (haha, que sonho)
Agora, veremos quanto está no mesmo site, o MESMO produto, só que agora, como se morássemos lá na terra do Bill Gates...
Xbox 360 Arcade Console w/ 2 Bonus Games
From $149.00
Isso sim é um preço bom! Seria algo em torno de R$262,14 com o dólar a 1,759(23/07/2010)
Pois é meus amigos... Vamos recorrer a boa e velha matemática agora só pra dar uma olhadinha na diferença de preço?
999,00-262,14 736,86
Pois é... 736,86 é o que você poderia ter a mais no seu bolso neste exato momento...Eu lembro que quando eu comprei o meu XBOX 360 (2008) eu paguei R$2100,00 por um mísero console Go Pro Falcon, 20Gb, SEM JOGO nenhum e 1 controle... Enquanto lá fora ele custava U$ 200 e ainda vinha com jogo (Isso por que eu encontrei barato, o preço do Wal Mart, Ponto frio e etc era R$ 2600)
Se você, assim como eu acha isso que o que está acontecendo com os Gamers do Brasil é UM ROUBO, UM CRIME, apoie oJOGO JUSTO, eles lutam para conseguir levar até você um game com preço decente! APOIE! Se você falar que isso tudo é besteira, você é um ignorante!!!
Clique no Banner abaixo e entre no site, apoie o projeto, conheça, vamos acabar com essa triste realidade!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parece que dessa vez o planejamento é sério e mostra que a internet pode sim ser uma grande fonte de ajuda para projetos, protestos e para a divulgação do pensamento e das vontades do publico.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edit:

A campanha parece ter chegado aos politicos. Hoje, José Serra declarou apoio a campanha via Twitter. Ele diz que apoia a camapnha não só pra tornar preços acessiveis a população, mas para acabar com a pirataria e promover a industria nacional.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu não sou dos maiores fãs do Serra. Mas ele ganhou pontos comigo agora.

Editado por Berinja, 28 July 2010 - 08:58 AM.

Follow me on Twitter

Imagem Postada

É PENTA!!!!!

Vinix®

"Você é a doença, e eu sou a cura"

• Administradores
  • 11254 posts

Pessoal do @jogojusto: todo combate à pirataria tem o meu apoio. Todo o apoio à indústria nacional também. #jogojusto

José Serra via Twitter
http://twitter.com/j...tus/19624555623

twitter@Vinix91
Imagem Postada

Imagem Postada

RALPH_RSG

O Lanterna Verde...

• Moderadores
  • 5795 posts
Meu presidente...
Mistureba<br />
Um Blog Vareado...

dark_RYO

fortificando a desobediência

• Moderadores
  • 5876 posts
  • PSN:dark_RYO
Cara, seria ótimo, mas essas coisas vagam anos sem serem votadas. Vide PL300/2007, que o Saikyo, se não me engano, postou aqui há uns anos atrás:

http://www.camara.go...e.asp?id=343613

Ainda parada...

Editado por dark_RYO, 29 July 2010 - 09:34 PM.

RALPH_RSG

O Lanterna Verde...

• Moderadores
  • 5795 posts
Cara se um deputado em SP da vida peitar dizendo que vai entrar na camara só pra defender os games ele se elege, assim como eurico se elegia só para defender o vasco... Não sei se consegue fazer passar um projeto desses mas tendo alguém efetivo lá pra lutar fica mais facil...
Mistureba<br />
Um Blog Vareado...

jhumhoomBR

It´s time to DUEL!!!!!

• Moderadores
  • 9086 posts
Campanha pede diminuição de impostos para games importados
http://noticias.bol....importados.jhtm

Os fãs brasileiros de Mario, Kratos e cia. sofrem com os preços altos dos consoles e jogos. Uma das causas é a tributação cobrada sobre os produtos importados. Reduzir essa taxação é o mote da campanha do site Jogo Justo (www.jogojusto.com.br).
Segundo Moacyr Alves Júnior, responsável pelo site, a medida seria eficaz para combater a pirataria no país e abrir mais oportunidades de trabalho no setor.
De acordo com ele, a atual carga tributária sobre um jogo importado, exercida em cascata, eleva o preço em pelo menos 80% em relação ao valor inicial. Alves Júnior acredita que o governo pode reduzir esse percentual geral para cerca de 15%.
O site ostenta apoio de fabricantes de games como Electronic Arts, Activision, Blizzard e Hudson.
O aliado no Congresso é o deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que pretende se reunir com o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, em novembro, após as eleições, para convencê-lo da importância da causa.
Já o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike, alerta: "A tributação é exagerada, mas não podemos reduzir demais os impostos dos jogos em detrimento de outros itens mais essenciais. Creio que jogos educativos poderiam ser isentos".

AGUARDANDO PARECER
Tramita na Câmara Federal o projeto de lei 300/ 2007, que busca estender aos games os incentivos da Lei nº 8.248, de 1991.
O projeto aguarda, há dois anos, parecer do deputado Antonio Palocci (PT-SP), relator da CFT (Comissão de Finanças e Tributação).
A lei de 1991 instituiu isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) a bens e serviços de informática produzidos no Brasil. Leis posteriores transformaram essa isenção em redução de IPI. O projeto atualmente na Câmara quer incluir na lei os jogos e consoles -se aprovado, portanto, os games importados ficariam de fora.

Imagem Postada

Imagem Postada

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos