Jump to content

História dos jogos de luta: parte 1: 1978 até 1990

• You cannot reply to this topic
32 replies to this topic

Sir VH

I've destroyed whole worlds, so what chance have you got?

• Administradores
  • 15,170 posts
  • PSN:vhnemesis
  • PC Live:Mister VH
  • Supercade:SirVH
  • GGPO:MisterVH
Esse especial tem como objetivo contar a história dos jogos de luta. Desde os primórdios, os seres humanos sempre foram apaixonados por lutas, artes marciais e afins. E no mundo dos games não poderia ser diferente. Hoje existem diversas empresas e franquias que mantém esse gênero vivo. Mas tudo teve um começo, e nós tentaremos abordar todos os jogos de luta possíveis.

Mas pra isso também vamos as origens de diversos recursos e influências nos Beat N' Ups, que deram origem e influenciaram de forma decisiva o gênero. Esse especial será feito de forma alinhada com o conteudo sendo cadastrado no portal fighters, ou seja, os capitulos relacionados aos anos da decada de 90 poderão demorar a serem lançados.

Pra começar, vamos abordar entre 1978 a 1990, onde tudo começou. Nos consoles domésticos tinhamos o Atari 2600 reinando (e suas continuações desastrosas) e a entrada da Nintendo com o NES e da Sega com o Master System. Mas o berço dos jogos de luta foram os arcades, inclusive jogos que sequer foram portados para consoles domésticos.

Nota: quando eu digo que tal jogo foi o primeiro a ter tal coisa, significa que ele foi o primeiro no gênero, e não o primeiro em si. Por exemplo, o jogo das tartarugas ninja foi o primeiro beat n' up com música cantada, mas não sei se foi o primeiro jogo de todos os gêneros a ter tal recurso.

1978
----

Boxer é considerado o primeiro jogo de luta com temática em versus pelo MAME Team. Eu sei que alguns vão dizer que Boxer é um jogo de ESPORTES, mas enfim.

Posted Image

1980
----

Samurai (Beat N' Up) foi o primeiro de Samurais, bem como o primeiro a usar espadas.

Posted Image

1984
-----

Karate Champ foi o primeiro jogo de luta de 1x1. Também o primeiro jogo de luta baseado em uma arte marcial.

Posted Image

The Legend of Cage (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a usar projeteis (sem ser tiros de armas), também o primeiro jogo a usar um tchaco, além de ser o primeiro jogo a usar o direcional pra cima para pular, ao invez de um botão específico.

Posted Image

1985
-----

Galatic Warriors foi o primeiro jogo de luta entre robôs.

Posted Image

Shanhai Kid foi o primeiro jogo de luta a diferenciar golpes altos, medios e baixos.

Posted Image

Onna Sansirou foi o primeiro jogo de luta a ter um personagem feminino.

Posted Image

Yie Air Kung-Fu foi o primeiro jogo de luta a ter as barras de energia como conhecemos hoje.

Posted Image

Chanbara (Beat N' Up) foi o primeiro jogo onde era possível cortar o oponente no meio.

Posted Image

Flashgal (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a ter uma mulher como personagem principal.

Posted Image

1986
-----

Renegade (Beat N' Up) se tornou o primeiro jogo a ter corrida. Foi também o primeiro Beat N' Up com movimentação 3D.

Posted Image

Gladiator (Beat N' Up) foi o primeiro jogo que o personagem quebrava a armadura (ou rasgava a roupa)

Posted Image

Athena (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a ter a Athena

Posted Image

Ikari Warriors foi o primeiro jogo a ter o Ralf e o Clark (pallete swap)

Posted Image

Hokuto no Ken (Beat N' Up) de Sega Mark III (Master System no Japão) foi o primeiro jogo a ter super pulo.

Posted Image

1987
-----

Street Fighter foi o primeiro jogo de luta da série. O primeiro a ter os personagens Ryu, Ken, Sagat, Gen, Adon e Birdie, o primeiro a ter comandos pra golpes específicos, o primeiro a ter projeteis em um jogo de luta e o primeiro a ter vozes digitalizadas. Foi o primeiro jogo a ter vozes diferentes conforme a região e também o primeiro jogo a ter frases de vitória.

Posted Image
Posted Image

Ninja Mission (Beat N' Up) foi o primeiro jogo da Sculptured Software, que anos depois viria a fazer as versões de Mortal Kombat para SNES. A título de curiosidade: foi a primeira a usar o nome "Akuma" para um personagem

Posted Image

Double Dragon (Beat N' Up) foi o primeiro a mostrar a calcinha de uma mulher. Por quê isso é relevante? Porque vários outros jogos de luta mostram também! =P

Posted Image

Ninja Warriors (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a ter sangue.

Posted Image

Psycho Soldier (plataforma) foi o primeiro jogo a ter música cantada, além de ter sido o primeiro jogo a aparecer o Kensou.

Posted Image

1988
-----

Superman (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a ter um personagem dos quadrinhos como personagem principal.

Posted Image

Kabuki-Z (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a permitir que o personagem andasse agachado.

Posted Image

Shadow Warriors (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a ter elementos do cenário destruídos por impacto dos jogadores caindo. Também foi o primeiro jogo que permitia ao jogador utilizar armas que apareciam no cenário.

Posted Image

1989
-----
Crime Fighters (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a permitir que o adversário fosse atingindo enquanto caído no chão.

Posted Image

DJ Boy (Beat N' Up) foi o primeiro jogo a ter um personagem lutando sobre patins. É também o primeiro jogo onde o personagem realizava combos apertando o mesmo botão várias vezes.

Posted Image

Final Fight (Beat N' Up) é lançado e traz pela primeira vez Guy, Cody e Hugo Andore.

Posted Image

Golden Axe (Beat N' Up) é o primeiro jogo a ter um movimento especial que limpasse todos os inimigos da tela.

Posted Image

Teenage Mutant Ninja Turtles (Beat N' Up) é considerado o melhor Beat N' Up de todos os tempos. Foi o primeiro jogo baseado em uma série de desenhos animados (ao menos no estilo).

Posted Image

1990
-----

Pit Fighter foi o primeiro jogo de luta a usar gráficos digitalizados com atores reais.

Posted Image

---------------------

Em casos de erros ou novos elementos descobertos, esse post será atualizado com as devidas correções.

22/12/09 - Atualizações:

Street Fighter 1 - adicionado mudanças nas vozes conforme região e frases de vitória, thanks ao Saikyo;

Adicionado Psycho Soldier, primeiro jogo a ter o Kensou, thx ao saikyo de novo;

23/12/09 - atualizações

crédito de primeira música cantada vai pra Psycho Soldier, thx ao Derol

Primeiro super pulo vindo do Hokuto No Ken de Master, thx ao Rada

Darth Mordred

A queda do morcego

• Colaboradores
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4,213 posts
Melhor tópico do ano. (Pelo trabalho que deu e pela relevância).
---

Teenage Mutant Ninja Turtles (Beat N' Up) é considerado o melhor Beat N' Up de todos os tempos. Foi o primeiro jogo baseado em uma série de desenhos animados (ao menos no estilo) e também o primeiro jogo a ter música cantada.
Estou de acordo. O melhor.

=====
Vendetta, foi o primeiro beat'up a ter STUN (tontear) com chute no saco. (há também "confuse" jogando baldes na cabeça dos mob).

Não sei se teve algum antes. Mas foi o primeiro que eu vi.
Posted Image
"Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida o mais agradável e feliz possível."(Arthur Schopenhauer)

Sir VH

• Administradores
  • 15,170 posts
Adicionadas novas coisas em sf1 e psycho soldier.

Darth: vendetta é de 1991, mas com certeza vou colocar no próximo capitulo. valeu! http://forum.fighter...tyle_emoticons/default/dedolevantado.gif

Edit: é de julho de 1991, enquanto sf2 é de março, então sf2 leva o posto de primeiro jogo a ter stun =)

Valmount

Mestre

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1,228 posts
Topico mais legal do ano, com certeza!!!

E é só eu que lembro do Boxer do Atari de outro jeito? Eu lembro dele como se fosse BEM mais simples...

[edit] Era esse aqui...
Posted Image
[/edit]
Sir VH, qual dos dois é o Boxer certo? Será que um era de arcade e outro de console normal???

Edited by Valmount, 23 December 2009 - 07:48 AM.

"Certainly, they existed
Those blinded by ambition.
Those consumed with vengeance.
But here they do not exist.
Only winners and losers here.
For here, the MIGHTY RULE!"

zoropak

KOF XIII PROMETE.

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2,592 posts
  • PSN:zoropak
  • Supercade:zoropak
Show mesmo, bem legal VH !! show cara !!

Esse é o Char mais foda de todos ..... Ainda Mais o Yagami no chão olhando com inferioridade .....

Rad@

Лучшие из лучших

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3,764 posts
  • Supercade:Rada997
  • GGPO:Rada997
Excelente Tópico!!

Vh dá uma checada aí mais eu acho que "Hokuto no Ken"(Black Belt) 1986 foi o primeiro jogo a ter super salto. Ou seja tinha o salto normal para executar os golpes como voadora e tinha um salto mais alto apertando :d: :( que o jogador usava para pegar itens como Life e power- ups.
Posted Image

"O Rock não se ouve, se sente."

Maldito X

.

• Colaboradores
  • PipPipPipPipPipPip
  • 6,917 posts
  • Supercade:Pedro
  • GGPO:Pedro
Parabéns pelo tópico VH, saiu melhor do que eu esperava,acho que metade ai eu nem conhecia.
Posted Image

“Tudo é mais complicado do que você pensa. Você só enxerga um décimo da verdade. Há um milhão de conseqüências ligadas a qualquer decisão sua; você pode destruir a sua vida todas as vezes que você toma uma decisão. Mas talvez você não perceba isso por 20 anos. E você nunca conseguirá traçar o caminho até a origem. E talvez você só terá uma chance de fazer isso. Apenas tente sair do seu próprio divórcio. E eles dizem que não existe fé, mas existe: é aquilo que você cria. Mesmo que o mundo continue existindo por milhões e milhões de anos, você está aqui por uma fração de uma fração de um segundo. A maior parte do tempo você passa estando morto ou aguardando a vida. Mas enquanto está vivo, você espera em vão, desperdiçando anos, por uma ligação ou uma carta ou um olhar de alguém ou de alguma coisa que fará tudo ficar bem. E nunca vem ou parece que vai vir, mas acaba não vindo. E você passa o seu tempo arrependido, ou com alguma vaga esperança que algo bom virá algum dia. Algo que te faça sentir conectado, te faça sentir parte de um todo, te faça sentir amado. E a verdade é que estou tão puto e a verdade é que estou tão triste, e a verdade é que eu me sinto tão magoado por tanto tempo e até agora eu apenas estive fingindo estar tudo bem, só para seguir em frente, só para eu não sei por que, talvez porque ninguém queira ouvir sobre o meu sofrimento, porque todos já tem o seu e o seu próprio é muito grande para permitir-lhes ouvir ou se importar com o meu. Bom, foda-se todos. Amém.”

Arthem

Bonzinho

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 732 posts
Dessa lista eu só conheço Ikari Warriors, Athena, Pit Fighter e Street Fighters.
Mas gostei bastante do tópico, muito bom mesmo VH.

Posted Image

Cloudstrife

Meh

• Membros
  • PipPipPip
  • 311 posts
VH tem tempo lol

Desses jogos old style soh me lembro de jogar no fliper o battletoads ^^

Anyway, GZ VH

Edited by Cloudstrife, 23 December 2009 - 08:19 AM.

Posted Image Posted Image
Posted Image Posted Image
Posted Image

OVERPOWER

Loaded...

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1,519 posts
  • PC Live:Br OVERPOWER
  • Supercade:OVERPOWER
Show VH, fazia tempo que não fazia algo que preste... zuera!
Eu conheço a maioria destes, muito legal.

Drol

Quase lá

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 574 posts

View PostSir VH, on 22 December 2009 - 09:57 PM, said:

Teenage Mutant Ninja Turtles (Beat N' Up) é considerado o melhor Beat N' Up de todos os tempos. Foi o primeiro jogo baseado em uma série de desenhos animados (ao menos no estilo) e também o primeiro jogo a ter música cantada.

VH, Psycho Soldier é primeiro game a ter musica cantada

[url="http://www.youtube.com/watch?v=CsduSYAiABI"]http://www.youtube.c...h?v=CsduSYAiABI[/url]

Wikipedia said:

Psycho Soldier is noteworthy for being the first video game to utilize a vocal track during in-game play, with vocals provided by Japanese pop idol Kaori Shimizu. This was achieved by creating a JAMMA board that was much larger than usual, and consists of three PCB boards hardwired together and sandwiched on top of each other inside the game cabinet. The Japanese and English versions of the game have different vocals for the main song.

Posted Image

dark_RYO

fortificando a desobediência

• Moderadores
  • 5,875 posts
  • PSN:dark_RYO
Primeiro jogo a ter a Athena foi foda! :fikdik:

Mas, VH, Ikari foi o primeiro jogo em que quando você perdia a vida você voltava onde estava, e não no começo da fase.

E tinha um jogo de caratê do Atari que parecia mais arcaico que aquele que você postou. Não lembro o nome nem a data, infelizmente, para fins de comparação...

-- EDIT -----
Com Superman você está contando personagem de qualquer quadrinho?

Porque devem ter outros japoneses. Saint Seiya, por exemplo, tem um jogo de 87.

Edited by dark_RYO, 23 December 2009 - 12:31 PM.

RALPH_RSG

O Lanterna Verde...

• Moderadores
  • 5,790 posts
Belo topico...
Tinha um super Mam para atari... mas não era de luta propriamente dito... http://forum.fighter...tyle_emoticons/default/tongue.gif
era quase um pega ladrão...
Mistureba<br />
Um Blog Vareado...

Sir VH

• Administradores
  • 15,170 posts

View PostValmount, on 23 December 2009 - 06:46 AM, said:

E é só eu que lembro do Boxer do Atari de outro jeito? Eu lembro dele como se fosse BEM mais simples...
Sim, essa sua imagem é do Atari 2600, uma conversão do arcade. A foto do topico é a versão arcade. Alias o Atari tinha uns ports mto escrotos lol, da uma olhada depois no pac man arcade e no pac man do atari.

View PostRadamanthys, on 23 December 2009 - 07:40 AM, said:

Vh dá uma checada aí mais eu acho que "Hokuto no Ken"(Black Belt) 1986 foi o primeiro jogo a ter super salto.
Verdade, Hokuto no Ken de sega mark III (master system no japão) foi o primeiro jogo a ter super pulo =p

View Postderol, on 23 December 2009 - 12:22 PM, said:

VH, Psycho Soldier é primeiro game a ter musica cantada
Hm corrigirei.

View Postdark_RYO, on 23 December 2009 - 12:25 PM, said:

Primeiro jogo a ter a Athena foi foda! :fikdik:
Sim, são as referencias básicas de onde personagens vieram até chegar nos fgs. Em Psycho eu cito kensou, em ikari clark e ralf, em ff guy, cody e hugo, por ai vai.

Mas, VH, Ikari foi o primeiro jogo em que quando você perdia a vida você voltava onde estava, e não no começo da fase.
Isso não é relevante aos jogos de luta.

O que eu cito nos beat n' ups, é o que eles tinham que foi relevante pra um jogo de luta depois entendeu?

E tinha um jogo de caratê do Atari que parecia mais arcaico que aquele que você postou. Não lembro o nome nem a data, infelizmente, para fins de comparação...
Sim, era port do arcade que eu postei =p

Com Superman você está contando personagem de qualquer quadrinho?
Não, to contando como personagem que depois veio a aparecer em Justice League Task Force e MK vs DC.

Sobre Saint Seya, pra qual plataforma?

dark_RYO

fortificando a desobediência

• Moderadores
  • 5,875 posts
  • PSN:dark_RYO

Sobre Saint Seya, pra qual plataforma?
Tinha do NES e aqueles VGs esquisitos do Japão.

Mas o de 87 era RPG. Tinha um de plataforma, mas não sei o ano http://forum.fighter...tyle_emoticons/default/tongue.gif

jhumhoomBR

It´s time to DUEL!!!!!

• Moderadores
  • 9,081 posts
  • PSN:jhumhoomBR
Saint Seiya 2 - Ougon Densetsu Kanketsu Hen

O jogo é de 1988

Posted Image

Posted Image

Darth Mordred

A queda do morcego

• Colaboradores
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4,213 posts

View PostSir VH, on 22 December 2009 - 10:42 PM, said:

Edit: é de julho de 1991, enquanto sf2 é de março, então sf2 leva o posto de primeiro jogo a ter stun =)
Mas são stun bem diferentes. O de SF era condicionado a um grande numero seguido de golpes. O de Vendetta, tem o termo mais aproximado do seu real significado. Por que poderia aplica-lo a todo momento, com um único golpe. http://forum.fighter...tyle_emoticons/default/biggrin2.gif

Outra diferença, é que o Stun de SF era uma punição por levar muitos hits. O de vendetta era um recurso do jogo que poderia ser abusado.

EDIT.: E o lance do balde na cabeça, é CONFUSE e não STUN.

Explicando:

Confuse -> O kra faz movimentos aleatórios, como andar ou golpear.

Stun -> O kra fica indefeso por alguns segundos como uma punição ou meritos especiais do adversário.

Edited by Darth Mordred, 24 December 2009 - 12:13 PM.

Posted Image
"Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida o mais agradável e feliz possível."(Arthur Schopenhauer)

Shadow Bringer

Vítima

• Membros
  • Pip
  • 36 posts
se precisar de alguns temas pra pesquisa (ou alguem mais estiver interessado em pesquisar por conta propria ou se lembrar de algo e quiser discutir).. algumas sugestoes:

- primeiro jogo a ter uma barra de super (AoF?)
- primeiro jogo a ter mais de um plano (como por exemplo, Fatal Fury, Savage Reign)
- primeiro jogo a ter sistema de duplas/trios/assists
- primeiro jogo a ter juggles (MK?)
- primeiro jogo a permitir que lutas fossem decididas no primeiro round (AoF 3, mas nao eh um recurso comum)
- primeiro jogo em 3d
- primeiro jogo a ter defesa de agarrao (AoF2? ST?)
- primeiro jogo a ter defesa aerea (X-Men CotA?)
- primeiro jogo a ter golpe de contraataque/golpe de devolucao de projeteis

edit:
- primeiro jogo a ter versoes alternativas de personagens (ST?)
- primeiro jogo a ter Guard Crushes (KoF 96?)

Edited by Shadow Bringer, 24 December 2009 - 12:58 PM.

jhumhoomBR

It´s time to DUEL!!!!!

• Moderadores
  • 9,081 posts
  • PSN:jhumhoomBR
É VH, + sugestoes. Nao esquece do 1º jogo que teve select (provocação)
do 1º jogo a ter combos infinitos
1º jogo a ter combo 100%
O 1º jogo a ter mais de 50 bugs
e etc. http://forum.fighter...tyle_emoticons/default/tongue.gif

Edited by jhunhoom, 24 December 2009 - 03:14 PM.

Posted Image

Posted Image

Maldito X

.

• Colaboradores
  • PipPipPipPipPipPip
  • 6,917 posts
  • Supercade:Pedro
  • GGPO:Pedro
Defesa aérea acho que é Darkstalkers.
Posted Image

“Tudo é mais complicado do que você pensa. Você só enxerga um décimo da verdade. Há um milhão de conseqüências ligadas a qualquer decisão sua; você pode destruir a sua vida todas as vezes que você toma uma decisão. Mas talvez você não perceba isso por 20 anos. E você nunca conseguirá traçar o caminho até a origem. E talvez você só terá uma chance de fazer isso. Apenas tente sair do seu próprio divórcio. E eles dizem que não existe fé, mas existe: é aquilo que você cria. Mesmo que o mundo continue existindo por milhões e milhões de anos, você está aqui por uma fração de uma fração de um segundo. A maior parte do tempo você passa estando morto ou aguardando a vida. Mas enquanto está vivo, você espera em vão, desperdiçando anos, por uma ligação ou uma carta ou um olhar de alguém ou de alguma coisa que fará tudo ficar bem. E nunca vem ou parece que vai vir, mas acaba não vindo. E você passa o seu tempo arrependido, ou com alguma vaga esperança que algo bom virá algum dia. Algo que te faça sentir conectado, te faça sentir parte de um todo, te faça sentir amado. E a verdade é que estou tão puto e a verdade é que estou tão triste, e a verdade é que eu me sinto tão magoado por tanto tempo e até agora eu apenas estive fingindo estar tudo bem, só para seguir em frente, só para eu não sei por que, talvez porque ninguém queira ouvir sobre o meu sofrimento, porque todos já tem o seu e o seu próprio é muito grande para permitir-lhes ouvir ou se importar com o meu. Bom, foda-se todos. Amém.”

1 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users