King of Fighters 2002 - Challenge to Ultimate Battle
honestoview by Buss@

You've Got Another Shit Coming.
Depois de 3 anos utilizando uma jogabilidade baseada em
O elenco do jogo resgata alguns personagens que não apareciam na série desde 1998, e os mesclou a vários que foram surgindo entre 99 e 2001. Embora hajam escolhas satisfatórias (o 97 Special Team, por exemplo), ainda existem algumas dúvidas que me incomodam. Jesus, cadê King? Cadê Jhun? Cadê o Lin? Outra: pra quê diabos se tem que fazer um código escroto pra escolher o Kusanagi (aka Kyo clássico)? Isso é TOTAL BULLSHIT, ainda mais se considerarmos que a versão Orochi de Yashiro, Shermie e Chris pode ser selecionada com um mero segurar de start.

"Escolha seus parceiros? o_O"
E o chefe? Rugal, DE NOVO! E como a Eolith é porca, eles fizeram um rehash tosco em cima do sprite do Rugal normal da 98 e voila, novo chefão. Continua com Reppuken de poeira, Genocide Cutter cortando tudo (ba dum tish) e fazendo poses de macho macho man ao vencer. E mais uma vez não é um chefe fácil de vencer. Aliás, os únicos chefes realmente fáceis dos KOF foram Krizalid e Orochi. O resto todo sofre da síndrome SNK de chefes altamente overpowers.
Falemos dos gráficos. Este jogo é, DE LONGE, o pior da série em matéria de visual. Sim, pior que o 2001. Parece que a Eolith chegou pros artistas e fez: "Caras, se vocês conseguirem fazer um cenário inteiro usando só tons de cinza, compramos o Photoshop pra vocês!". E os artistas se superaram, fizeram logo TRÊS! Provavelmente estavam tentando garantir a compra de versões futuras também. Os cenários que tem um mínimo de cor parecem estáticos, então dane-se.

Cinza FOR THE LOSE.
O único sprite que merece algum destaque é o do Kim "Calça de Ventilador". Todos os outros voltaram com sprites e reutilização BISONHA de animações antigas, sobretudo nos HSDMs (explico o que é jajá), ou o "sprite" novo é sux (Chris Orochi - na verdade só a pose é nova, LOL - ou o Yashiro, cuja cabeça é menor que a mão). As barras de life são menos piores que as de 2001, mas não tem nenhum destaque. Saudade do tempo que a SNK fazia barras de life e power detalhadas, como em 2000 ou mesmo em 1996 (peço perdão por comparar 2002 com o ápice artístico da SNK clássica).

Uia, um cenário com cores!
O aspecto do sonoro do jogo me incomoda. A SNK sempre primou pela qualidade sonora de seus jogos, então é triste ouvirmos músicas tão mal comprimidas a ponto de serem comparáveis a midis. O narrador é um coitado, não tem 1 décimo da personalidade do narrador da 2001 (e olha que nem comparei com as melhores narrações de KOF, como em 97).
Jogabilidade. OK, 3 contra 3, acúmulo de power, quebra de defesa em golpe/rolamento, isso tudo todo mundo já conhece. Agora o ganha-pão de KOF2002, aquilo que é o diferencial do jogo, é o sistema de cancelamento. Pressionando B+C ao custo de 1 power, seu personagem "estoura" e passa a brilhar em cor-de-mijo durante um tempo, que é mostrado numa barra de time acima da barra de pow. Durante esse tempo (denominado MAX MODE), você pode executar 1 DM sem gastar POW, 1 SDM ao custo de 1 POW, e se tiver com 1/4 de life, fazer o HSDM ao custo de 1 POW. Todas essas ações fazem você sair do MAX MODE.

Essa coisinha é o brilho do DM.
Mas pra quê sair do MAX MODE, se é nele que você pode fazer os cancelamentos, também conhecidos como "combo de barra", né? Alguns golpes podem ser cancelados em outros. Ao cancelar, seu personagem brilha de maneira tronxa e executa a ação seguinte. Parece legal, né? Só tem dois problemas: timing escroto e total falta de intuitividade. God, era pedir muito o Kim conseguir fazer o DM no ar? Ele fazia isso tranquilo na 2000, tacava um GILSON e depois o DM... peraí. Agora que eu me liguei. Essa merda de MAX MODE é nada mais nada menos que um rehash BISONHO do Counter Mode de 99/2000! Só trocaram o brilho ob-usado por um cor-de-mijo. Aliás, é até pior, considerando que alguns SDM e HSDM são inúteis e/ou impossíveis de sair (Ryo, alguém?) e que usar DM faz você sair do MIJO MODE. E nem todos se beneficiam plenamente dos cancelamentos. E ainda tem gente que diz que essa coisa é equilibrada, pode?
Alguns comandos me irritam, também. Pra quê transformar a Mary num Akuma? Aliás, vários personagens tem golpes do estilo "apaga-luz", e parece que cada um tem um timing diferente. POR QUE, POR TUDO QUE HÁ ENTRE O CÉU E A TERRA, O COMANDO DO SDM DO RYO É PRATICAMENTE O MESMO DA PSEUDOMAGIA DELE? Comando complicado é uma coisa, comando impossível de sair é BULLSHIT.

Yamazaki amarelo-urina em todo seu FAIL.
Agora o pior... é ver que jogos infinitamente melhor acabados (como KOF98UM, ou mesmo KOFXI, e isso porque estou me limitando à série KOF) perdem a vez porque essa tranqueira chamada KOF2002 tem mais versus. Meu, se é por número de versus, vai jogar dominó com os véios da praça do seu bairro, ou então bolinha de gude com os pivetes da sua rua. Garanto que por falta de versus você não vai se entediar.
Pra fechar... o jogo é ruim, overrated e eu não entendo como tanta gente joga e GOSTA dessa porcaria. Favor morrer, grato.

Entrar
Cadastre-se

Voltar para o topo